sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Brindes - Ações promocionais conjuntas.
O sonho de todo agente de ações promocionais é potencializar a visibilidade da marca que está divulgando sem aumentar os custos envolvidos na ação. Imagine se além do seu objetivo principal você ainda conseguir reduzir seus custos? Mágica? Nada disso. Estratégia. A solução que muitos empresários têm encontrado para chegar a este nirvana das ações promocionais chama-se aliança. Duas ou mais marcas unindo-se para otimizar custos, agregar valor, aumentar vendas ou até mesmo marcar presença em espaços não habituais à marca.

Por onde começar? O ideal, antes de escolher quem será seu parceiro numa ação promocional conjunta, é definir os objetivos que pretende com esta aliança. Estabelecidos objetivos, fica mais fácil determinar os conceitos e valores que pretende ressaltar com a promoção, deixando mais objetiva a busca pelo parceiro adequado. Não se esqueça de colocar-se sob a ótica do parceiro, uma boa negociação depende especialmente de ser vantajosa para ambas as partes.
Estabelecidos objetivos, firmada a aliança, é chegado o momento de determinar qual ou quais as promoções conjuntas que favorecerão a parceria. Existem diversas modalidades de ações promocionais que podem ser realizadas nesses moldes.

Oetker e Perdigão, duas já consagradas marcas no mercado de alimentos, uniram-se em uma mega ação promocional conjunta que consistia em promover concomitantemente o lançamento do shake de vitaminas da primeira e consagrar o leite produzido pela segunda. Assim também se uniram as mega marcas Sadia e Brastemp, a rede de restaurantes Spoleto e as revistas Coquetel. Brindes promocionais bem posicionados em uma ação de comunicação agradam a quem os recebe, reforçam as marcas envolvidas e atraem novos clientes.

Dentre as chamadas ferramentas de incentivo utilizadas durante as ações, as mais populares, tanto entre as empresas parceiras como entre os clientes, tem sido aquelas que envolvem a distribuição de brindes promocionais. Um brinde, além de um mimo, um presente das marcas parceiras para seus clientes, é uma importante mídia de veiculação das logomarcas.

Referências:
http://www.brindes.inf.br/tendencias-brindes/#terceiro
http://www.rededecursos.com.br/eventos-e-palestras/workshop-promocoes-conjuntas-como-potencializar-acoes-em-parceria-aba/
http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default.jsp?uf=2&local=18&newsID=a3038409.xml&channel=67&tipo=1§ion=Geralhttp://www.slideshare.net/moschetta/parcerias-estratgicas
http://www.biblioteca.sebrae.com.br/bds/BDS.nsf/A4773A0BD680B56303256F9E004F0FE4/$File/NT000A38E2.pdf
http://www.ifd.com.br/blog/marketing/marcas-unem-se-para-acoes-conjuntas-de-marketing/
http://ezinearticles.com/?Marketing:-Cross-Promotion-Offers-Businesses-a-Win-Win&id=6369515
http://www.insite.pro.br/2008/31.pdf
http://www.ac3.com.br/conceitos.php
http://www.slideshare.net/realvic/marketing-promocional-mecnicas-e-legislao
http://www.cidadepropaganda.com.br/
http://marketingmax.wordpress.com/tag/promocao/

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Conheça como são personalizados seus brindes

Conheça como são personalizados seus brindes

Existem várias tecnologias para impressão da logomarca do cliente nos brindes. A escolha da mais apropriada para cada caso depende de fatores como formato, material, quantidade de peças, preço, quantidade de cores, prazo, etc.

1.png

Formato correto da logomarca.

logos1.pngVetor - Este é o formato ideal, pois garante mais precisão da logomarca. Antes do envio, é aconselhável converter todo o desenho em curvas, incluindo letras, a fim de evitar problemas de compatibilidade de fontes. Salvar numa versão antiga ajuda a evitar problemas com as versões de programas. Formatos: CDR, AI, EPS, PDF, etc. Formato recomendado: EPS

Os programas mais comuns para criar as logomarcas são:
  • Corel Draw
  • Adobe Illustrator
  • Photoshop
  • Quark Xpress
  • InDesign

logos2.pngBitmap - Caso não disponibilize da logomarca em vetor, ela poderá ser enviar em bitmap (mapa de bits). A resolução mínima deverá ser de 600 dpi para desenhos (linhas) e 300 dpi para tons de cinza. Se o desenho estiver com uma resolução de 72 dpi, é necessário que pelo menos esteja em tamanho grande (mínimo de 1000 pixels). Formatos: TIFF, JPEG, PNG, GIF, etc.
logos3.pngManual de marca ou identidade visual - Muitas empresas possuem um manual de marca ou identidade visual, caso sua empresa disponha de um, envie-o ao seu fornecedor para que ele trabalhe com as especificações. Formato: PDF alta qualidade, não comprimido.

Quanto às cores, normalmente se trabalha com um sistema padronizado como Pantone, CMYK etc.

2.png Layout para aprovação.

O layout é uma prova digital da peça com a aplicação do logotipo. Ele é como um contrato com seu fornecedor, a partir da sua análise você poderá pedir todos os ajustes necessários. No entanto, uma vez aprovado, os brindes serão confeccionados conforme as especificações deste.

As informações comummente incluídas no layout ou prova digital são:

  • Número de referência do fornecedor;
  • Cores PMS a serem impressas;
  • Posição da marcação;
  • Impressão no tamanho exato;
  • Quaisquer instruções importantes ou alterações a serem feitas.


3.png Tecnologias empregadas na impressão dos brindes.

Tampografia:

Processo de impressão indireta que consiste na transferência de tinta do clichê (matriz com logo em baixo-relevo) para o brinde através de uma peça de silicone chamada tampão. É um sistema versátil capaz de imprimir em superfícies irregulares, côncavas, convexas, planas, etc. com boa produção em equipamentos automatizados e econômico para produções de médio a alto volume de peças.

Sua especialidade são as impressões em pequenas peças que requerem grande detalhamento. Geralmente usado em canetas, relógios, pen drives, itens de escritório, etc.

tampografia.jpg

Serigrafia:

Método de impressão no qual a logomarca é transferida diretamente para os brindes através de um tecido esticado em uma armação, por meio de um esfregador de borracha. Ela permite uma camada pesada de tinta na maioria dos materiais e é excelente para trabalhos de baixa tiragem e em peças com desenhos maiores que 8 cm.

Geralmente usado em superfícies planas, como camisetas, chapéus, bolsas, sacolas, etc. Existem máquinas especiais que permitem imprimir em superfícies cilíndricas como os squeezes, garrafas, canecas, etc.

serigrafia.jpg

Transferência:

O desenho é impresso em papel especial com componentes que são sensíveis ao calor e à pressão, de modo que quando submetido a altas temperaturas na prensa, o desenho é transferido para a peça.

Mais apropriado para têxteis e alguns itens cerâmicos. A vantagem deste sistema é que ele permite imprimir imagens e fotos em cores, inclusive detalhes muito finos. Adequado para pequenas tiragens.

transfer.jpg

Bordado:

O logotipo ou desenho é bordado diretamente nas peças mediante um equipamento robotizado. O preço vai depender do número de pontos necessários para bordar a logomarca.

Este sistema é usado para todos os tipos de têxteis, camisas, bonés, bolsas, toalhas, etc.bordado.jpg

Gravação a laser:

:Método que se aplica especialmente a objetos de metal onde a logomarca é "queimada" diretamente, deixando um leve baixo-relevo na cor grafite (dependendo do material do brinde). O laser é controlado por um computador que envia as informações dos movimentos (paths) para um equipamento robotizado.

Amplamente usado em canetas, embalagens e outros artigos metálicos.laser.jpg

Gravação por Impacto:

Sistema alternativo e mais econômico que o laser para peças metálicas. Um equipamento robotizado "marca" pontos em grande velocidade mediante uma ponta de diamante. Desta forma, permite desenhar logos e imagens complexas em dégradé nos brindes.

Empregado especial emente nos artigos metálicosimpacto.jpg

Hot Stamping:

Sistema bastante versátil que permite serem impressas cores metalizadas ou etiquetas coloridas diretamente nas peças. Também usado para gravar logomarcas em baixo-relevo em brindes de couro. Por meio de um clichê aquecido com a logomarca em alto-relevo a fita ou etiqueta é transferida para a peça. No caso de artigos de couro, o clichê é aplicado com pressão diretamente na peça.

Adequado para pequenas peças plásticas como transferência, cartões e papeis com fita. Também em de artigos de couro para realizar baixo-relevos.HotStamping.jpg

In Mold Label:

Sistema aplicado exclusivamente em produtos plásticos injetados. Uma etiqueta termossensível (label) é colocada manualmente ou robotizadamente no molde. A seguir, o molde é fechado e a injeção do plástico realizada, fundindo a etiqueta com o material a aproximadamente 200 graus. A qualidade é excelente e tem total liberdade no uso de cores, inclusive metalizadas. A única desvantagem é que somente se justifica para grandes tiragens, ao menos no atual estágio tecnológico.

Apropriado para grandes pedidos de produtos plásticos injetados ou soprados.in_mold_label.jpg

Impressão digital direta:

Processo de impressão digital direto na peça realizado por um equipamento robotizado. Este sistema representa o que há de mais avançado na indústria de impressão de brindes.

Pode imprimir praticamente em qualquer material e formato (até 5 cm de altura). Não existe uma quantidade mínima para ser impressa (lote econômico). Não existe limitação de cores ou dégradé. Não existem problemas de registro das cores.direct_printing.jpg

O primeiro passo para personalizar seus brindes é contar com a logomarca no formato correto. Vimos que o formato ideal seria em vetor, pois são mantidas com fidelidade formas e cores. A partir do logo, a empresa de brindes elaborará um layout, que você deve verificar minuciosamente antes de aprovar.Por fim, vimos um panorama das diferentes tecnologias usadas para levar até você os brindes personalizados.

Referências:

Tampografia
http://www.youtube.com/watch?v=x2VdK7FhrAQ&NR=1
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tampografia
http://portaldasartesgraficas.com/impressao/tampografia.htm
http://www.memorybrindes.com/ajuda/ajuda/tampografia-memory-brindes.html

Serigrafia
http://www.youtube.com/watch?v=khy0yBO7nUc&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=lv3cPQbVEd4&NR=1
http://pt.wikipedia.org/wiki/Serigrafia

Transferência
http://www.youtube.com/watch?v=gbAeRPW7sHg
http://www.youtube.com/watch?v=OKhIQS7jqHU&feature=related
http://pt.wikipedia.org/wiki/Impressora_de_transfer%C3%AAncia_t%C3%A9rmica

Bordado
http://www.youtube.com/watch?v=4-2c-VFO5nE
http://bordados.wordpress.com/
http://www.smbordado.com.br/

Gravação a laser
http://www.cadedomaquinas.com.br/
http://www.youtube.com/watch?v=yuZ_zVNDXiA&NR=1
http://www.rolanddg.com.br/produtos/gravadoras/mpx-90.html
http://www.youtube.com/watch?v=FVR7GBAAnC0&feature=related

Hot Stamping
http://www.cartonagemfernandez.com.br/hot-stamping.php
http://www.youtube.com/watch?v=YOtdW_MQ0GI&NR=1

In Mold Label
http://www.imdassociation.com/
http://www.imdassociation.com/inmoldda/in-mold+faqs/default.asp
http://www.plasticsolution.com.br/inmoldlabeli.asp

Impressão digital direta
http://www.youtube.com/watch?v=vPrhjYoUq8g&feature=related
http://www.mimaki.co.jp/english/ip/inkjet/ujf-3042/samples.php
http://www.directcolorsystems.com/
http://www.youtube.com/watch?v=Rz9xayw5TlE&feature=related

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FONTE: memory brindes

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